Lideranças do Partido da República (PR) e do Partido Social Democrata (PSD) se reuniram nesta quinta-feira (14), para discutir uma eventual aliança nas eleições municipais de Cuiabá. As duas agremiações adotam a cautela quando o assunto é a vaga de vice-prefeito em conjunto com o pré-candidato Carlos Brito, mas lideranças republicanas não se constrangem em afirmar que negociarão com todos os partidos antes de tomarem qualquer decisão.
Vice-governador Chico Daltro participou da reunião e disse que não há pressa em fechar a composição. "Estamos construindo nossa candidatura e já definimos o pré-candidato Carlos Brito".
Deputado estadual um dos nomes apontados para assumir a candidatura a vice-prefeito, João Malheiros (PR) ressalta que a mudança na postura e conseqüente retirada do nome de Francisco Vuolo como pré-candidato da sigla foi motivada por alguns aspectos, entre eles o baixo percentual alcançado nas pesquisas. "A retirada foi uma conseqüência de um processo dinâmico".
Outro ponto abordado por Malheiros diz respeito a falta de estrutura, uma das alegações do PR para praticamente desistir de emplacar Vuolo como postulante ao Palácio Alencastro. "Política não se faz apenas com nomes".
Por isso, ele acredita que seja pouco provável uma definição sobre a situação da sigla ainda nesta semana. "Em política vale tudo até o dia 30, quando o quadro estará consolidado", disparou. O posicionamento foi ratificado pelo presidente do Diretório municipal do PR, Helny de Paula. "Vamos estudar qual será a melhor solução e para onde o PR vai caminhar apenas após termos conversado com todos os partidos que nos procuraram".
O vereador republicano Chico 2000 vai além e pontua que mesmo aqueles que não iniciaram negociações serão chamados. Nos próximos dias, as lideranças deverão se reunir com o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Lúdio Cabral.
Chico defende a busca pela unidade entre as lideranças do partido, mas classifica como precipitação a decisão de Malheiros em se lançar candidato a vice após a construção da pré-candidatura de Vuolo. "O nome dele (Vuolo) foi homologado pelos diretórios municipal e regional. Vamos trabalhar para que este fato seja superado e olhar para frente".
Cortejo – Em busca de ampliar o projeto da candidatura a prefeito de Cuiabá, Brito preferiu exaltar a histórica união entre ele e o PR. "Já caminhamos juntos em outras ocasiões, pelos cargos que ocupei na gestão Blairo Maggi e, agora, fazemos parte da sustentação do prefeito Chico Galindo (PTB). Precisamos de partidos experimentados, mas vamos discutir a proposta como um todo, antes de definirmos os cargos", finalizou.