"O turismo para a Copa em Cuiabá será a base de tudo. É pensando nele que sairão projetos para a melhoria da cidade em diversos setores". Essa é a visão do secretário municipal para Assuntos da Copa e Turismo (Copatur), Pedro Shinohara, que vê como "positiva" a atitude do prefeito Wilson Santos ao transferir a pasta de turismo para a Copatur. "A Copa do Mundo tem tudo a ver com o turismo. E este precisa ser fomentando e explorado de modo adequado. Acredito que a Copatur é a secretaria mais apropriada para trabalhar com a área nesse momento", afirmou.
Shinohara explica que a Copatur possui uma equipe para tratar de assuntos relacionados ao turismo desde o começo de dezembro. "A pasta de Turismo foi desmembrada da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) pelo prefeito Wilson Santos e transferida para a Copatur no dia sete de dezembro. Dessa forma, o pessoal que era do setor de turismo da então SMTDET passou a integrar a Copatur, dando continuidade aos projetos que estão sendo desenvolvidos".
O secretário da SMTDET, Osmário Daltro, por sua vez desejou sucesso ao secretário Shinohara e sua equipe no comando da pasta de Turismo. Ele acrescentou que a Copa está "muito ligada" a esta área. Por isso o assunto, segundo ele, será tratado com mais ênfase a partir dessa transferência. "Cuiabá é uma das 60 cidades no Brasil inclusas na rota dos turistas. Acredito que a transferência foi uma atitude bem acertada, pois vai gerar fomentação e dinamismo no setor em Cuiabá".
Daltro definiu como "ato de coragem" a iniciativa do prefeito Wilson Santos de transferir a pasta de turismo para a Copatur. O secretário acredita que o ato também deixará a SMTDE mais enxuta. "Com essa atitude Wilson demonstra que está levando o turismo a sério. A Secretaria de Trabalho estava muito sobrecarregada, fizemos o que podia ser feito, mas sentíamos dificuldades para atender a demanda do turismo. Agora a secretaria está enxuta e a pasta de Turismo terá a devida atenção", avaliou.