O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) alerta aos eleitores de Cuiabá que a capital não está em revisão biométrica, portanto, não devem procurar o cartório eleitoral para este tipo de atendimento. Atualmente, o cadastramento biométrico em Mato Grosso acontece apenas nos municípios de Rosário Oeste, Rondonópolis, Poconé e Luciara.
O alerta dado pelo TRE se faz necessário porque, a cada dia, aumenta o número de eleitores de Cuiabá que se dirigem aos postos de atendimento na capital – Casa da Democracia (Av. do CPA) ou Ganha Tempo (Praça Ipiranga), no intuito de fazer a revisão biométrica.
O aumento na demanda surgiu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dar início à campanha nacional da biometria, onde, via rádio e TV, convoca a população dos municípios que passam pelo procedimento biométrico a se cadastrarem. Na propaganda, os eleitores são orientados a se informarem no site do TSE se o município onde residem está ou não passando pela revisão biométrica e caso esteja, deve o eleitor procurar o cartório eleitoral.
O fato é que muitos eleitores, em todo o Estado, ao assistirem a propaganda resolveram procurar o cartório eleitoral de suas cidades para o cadastramento, ocasionando, desnecessariamente, filas para o atendimento.