O setor de saúde pública de Cuiabá ganha mais um importante impulso. Nesta quinta-feira, às 9 horas, o prefeito Mauro Mendes, o governador Pedro Taques e o secretário municipal de Saúde, Ary Soares de Souza Junior, inauguram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, que tem 1.527 metros quadrados de área construída, em um terreno de 4,5 mil metros quadrados, foi orçada em R$ 3,1 milhões de recursos do Ministério da Saúde e da prefeitura.
A previsão é que a população comece ser atendida a partir do dia 27. Localizada no bairro Pascoal Ramos, a unidade vai atender a demanda da região Sul da capital, com aproximadamente 33 bairros e 104 localidades, e uma população de cerca de 150 mil habitantes além de outras regiões e até mesmo municípios da Baixada Cuiabana, como Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.
As unidades de pronto atendimento funcionam 24 horas, sete dias por semana e resolvem grande parte das urgências e emergências como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem de 13 a 20 leitos de observação e capacidade para atender aproximadamente 450 pacientes por dia.
A UPA porte 3 – modelo das unidades que estão sendo construídas em Cuiabá -, pode abranger uma região de 200 até 300 mil habitantes, e tem capacidade para fazer pequenas cirurgias, além de serviços de raios-X, eletrocardiografia, pediatria e laboratório de exames.
As UPA's fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
A prefeitura também está construindo a UPA Oeste, no bairro Verdão/Cidade Alta, onde antes funcionava o terminal atacadista. Orçada em R$ 4,9 milhões, sua previsão de entrega é dezembro deste ano e a UPA Leste, localizada no bairro Jardim Leblon, em fase final de licitação.
Tanto a UPA Norte, localizada no bairro Morada do Ouro II, já em funcionamento desde junho de 2013, como a UPA Sul, a Oeste e a Leste seguem o modelo padrão de arquitetura do Porte 3, conforme determinação do Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Júnior lembrou que a obra, assim outras entregues na gestão Mauro Mendes como a do moderno Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, o Hospital Municipal São Benedito, a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá e a construção do novo Pronto Socorro, além da priorização da Atenção Básica são fundamentais para que a rede pública de Saúde possa oferecer um serviço de qualidade à população.
Quando as quatro UPA's estiverem funcionando a capacidade de atendimento da rede pública em Cuiabá será de 1 milhão de pessoas, contribuindo de forma expressiva para desafogar as filas em outras unidades de saúde. “As UPA's representam um novo modelo de atendimento. Nossa prioridade além de organizar e fortalecer a atenção básica é organizar os atendimentos de baixa complexidade e regulação. Quando isso acontece, todo o sistema funciona melhor e com mais qualidade”, explicou.