Dirigentes do PSB, PPS, PDT, PV e PSDB deverão contratar pesquisas de opinião para definir candidatos que representarão o grupo na disputa a prefeito em pelo menos 30 das maiores cidades do Estado. A proposta foi discutida durante reunião que aproximou ainda mais os tucanos do bloco independente que se denomina "Movimento Mato Grosso Muito Mais" desde a eleição passada.
O encontro das 5 legendas ocorreu ontem, em Cuiabá, onde o grupo conta com as pré-candidaturas a prefeito do empresário Mauro Mendes (PSB) e do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). A coligação não pretende agregar muitos outros partidos, assim como ocorreu na eleição passada.
A proposta de lançar candidatos únicos voltará a ser discutida no próximo dia 19. Será nesse dias que o grupo definirá critérios, prazos e número de cidades para lançamento de candidaturas, podendo ultrapassar os 30 planejados inicialmente. No caso de Cuiabá, maior colégio eleitoral de Mato Grosso, tanto Maluf como Mauro Mendes já admitem apoiar quem for escolhido para representar o grupo na disputa a prefeito desde que o processo seja transparente.
De novidade mesmo no Movimento está o ingresso do PSDB. A sigla apoia oficialmente o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), e lançou o ex-prefeito tucano Wilson Santos na disputa ao governo de Mato Grosso no ano passado, quando enfrentou inclusive Mauro Mendes.
Presidente municipal do PSDB, o deputado estadual Guilherme Maluf Maluf alega que o grupo procura o melhor pra cidade e, por isso, está disposto a seguir na aliança. "Pretendemos acompanhar esse projeto não só em 2012, mas também na eleição estadual de 2014. O que for decidido pela maioria de forma clara vai contar com apoio do nosso partido".
Também participaram do encontro de ontem o presidente estadual do PPS, deputado Percival Muniz, o presidente do PDT, senador Pedro Taques, Aluízio Leite, um dos
principais representantes do PV em Mato Grosso, o presidente estadual do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, além de dirigentes como os deputados estaduais Luciane Bezerra (PSB), Zeca Viana (PDT), o tucano Permínio Pinto (secretário de Educação em Cuiabá), vereador Adevair Cabral (presidente do PDT na Capital), empresário pedetista Otaviano Pivetta (ex-deputado estadual), entre outros.
Interior – O Movimento planeja lançar candidatos a prefeito em pelo menos 30 das 141 cidades de Mato Grosso. Inicialmente, estão sendo sondados nomes para Alta Floresta, Cáceres, Barra do Garças, Sorriso, Tangará da Serra, entre outros.
No caso de Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral, o PDT filiou os empresários Juliano da Todimo, Fernando Minosso e Fernando Mendonça. Esse último é o pré-candidato da sigla a prefeito. Em Rondonópolis, são cotados Percival e o ex-governador Rogério Salles (PSDB), além de Leitão em Sinop e Pivetta em Lucas do Rio Verde, apesar do ex-deputado e ex-prefeito do município dar sinais de que não pretende o pleito no ano que vem.