Será lançada nesta 6ª feira (19) a licitação para serem feitas obras destinadas a ampliar a capacidade de tratamento do efluente na Estação de Tratamento de Esgoto do CPA III (Lagoa Encantada). A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) construirá dois reatores UASB com vazão de 50 litros por segundo cada. A obra foi inclusa no Lote 8 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A assessoria de imprensa da prefeitura não informou os valores que serão investido e prazo de conclusão. O reator de 50 litros por segundo tem capacidade de operar em final de plano com vazão de 60 litros por segundos, ou seja, suporta acréscimo de 20 % da vazão e da carga orgânica.
Conforme o coordenador do PAC, Aparecido Alves, os dois reatores vão trabalhar em conjunto com as três lagoas de estabilização (uma facultativa e duas de maturação). "Além de ampliar o tratamento do esgoto, a construção dos reatores vão contribuir para eliminar de vez o odor forte das lagoas, que hoje é reduzido com a ajuda de dois aeradores".
O sistema de tratamento de esgoto na Lagoa Encantada será do tipo hibrido, ou seja, anaeróbio-aeróbio, composto de equipamentos de sistema de gradeamento (grade fina); caixa de areia; Calha "Parshall" medidora (entrada dos reatores UASB); reator UASB; e Pós tratamento do efluente dos reatores nas lagoas de estabilização emissário ao corpo receptor.