A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) publicará no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21), o edital de elaboração dos projetos de três novos lotes de obras para adequação no sistema viário da Capital. A primeira adequação compreenderá a implantação do prolongamento da Avenida Hélio Ponce de Arruda, na região do Centro Político e Administrativo. A segunda será a implantação e recuperação do prolongamento da Avenida André Maggi (Avenida B), e a terceira será realizada no bairro Goiabeiras: a duplicação e recuperação da rua Ten. Alcides Duarte de Souza. As obras vão melhorar o trânsito na região do futuro COT do CPA e na região do Goiabeiras
O secretário da Secopa, Eder Moraes, destacou a abertura das licitações para elaboração de projetos e a importância da realização das três obras. "É mais um passo para a realização das obras de desbloqueio e de mobilidade urbana na capital. São adequações importantes para melhoria no tráfego de veículos em duas importantes regiões da cidade, uma no bairro Goiabeiras que será uma alternativa de locomoção para a Arena Pantanal e outra no acesso ao futuro COT (Centro Oficial de Treinamento) do CPA".
Os projetos para as intervenções na mobilidade urbana visam adequar o trânsito da capital e acelerar as programas que prevêem a realização de inúmeras obras de infraestrutura viária nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, tendo em vista a Matriz de Responsabilidade firmada entre os governos federal e estadual e a Fifa.
LOTE 1 – Implantação do prolongamento da av. Dr. Hélio Ponce de Arruda interligando desde as proximidades do INPE até o entroncamento com a Rodovia MT 251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), com a extensão aproximada de 1.750 m;
LOTE 2 – Duplicação, implantação e recuperação do prolongamento da Av. B desde as proximidades do Fórum Cível até as proximidades da sede da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado, com extensão aproximada de 1.700 m e recuperação da rua Alenquer, entre a av. André Maggi (Av. B) e a av. Rubens de Mendonça (av. do CPA) com extensão aproximada de 318,00 m;
LOTE 3 – Duplicação e Recuperação da rua Ten. Alcides Duarte de Souza entre a av. José Monteiro de Figueiredo e a rua Gen. Ramiro Noronha com extensão aproximada de 640,00 m.
O Projeto Básico deverá ser entregue com os relatórios contendo todos os estudos e projetos que respaldem as soluções aprovadas, com as informações, desenhos, gráficos e anexos necessários à sua análise, assim como especificações, quadros demonstrativos e de quantidades e orçamento.
Será exigida a apresentação das metodologias adotadas, os serviços e os resultados obtidos, em estrita consonância com o Termo de Referência, complementados pelas Instruções de Serviços do DNIT, constantes das Diretrizes Básicas para Elaboração de Estudos e Projetos.