O PT de Cuiabá não realizará mais as prévias previstas para amanhã, já que o ex-presidente do partido Jairo Rocha recuou da disputa interna com o vereador Lúdio Cabral em que seria conhecido o pré-candidato da sigla a prefeito. Com isso, a definição sobre quem representará a legenda na corrida pelo Palácio Alencastro fica adiada para 10 de junho.
Jairo anunciou o recuo no fim da tarde de ontem, depois de se reunir com representantes da corrente Articulação de Esquerda, em Porto Alegre (RS), onde a direção nacional petista realizou encontro com dirigentes do país inteiro nos últimos dias. Na prática, isso abre brechas para uma aproximação com o PSB do empresário Mauro Mendes, pois a agremiação já avisou à cúpula petista ter interesse em receber apoio em Cuiabá para retribuir em São Paulo subindo no palanque de Fernando Haddad.
"Depois de refletir e debater com meus camaradas, com dirigentes nacionais e com figuras públicas nacionais do Partido dos Trabalhadores decidi por me retirar da disputa das prévias", afirmou Jairo em comunicado distribuído ontem mesmo a correligionários. Ele recebeu apoio das correntes Articulação de Esquerda, Movimento PT e Mensagem ao Partido.
A pré-candidatura de Jairo vinha representando indiretamente mais um embate entre os históricos grupos do PT em Mato Grosso. Isso porque ele recebeu principalmente apoio da ex-senadora Serys Marli, enquanto Lúdio foi apoiado pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil.
O vereador Lúdio Cabral não retornou as ligações de A Gazeta para comentar o assunto. O recuo foi anunciado depois do PT determinar que candidaturas nas cidades polos precisarão ser homologadas pelo nacional.