O vereador Allan Kardec (PT) apresentou, hoje, em sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, requerimento de audiência pública para debater a fusão entre as Secretarias municipais de Turismo e Cultura. O pedido atende pedidos de artistas e profissionais da cultura da capital que vêm se reunindo através de encontros e fóruns de discussão presenciais e em comunidades virtuais, na tentativa de convencer o prefeito Mauro Mendes (PSB) a desistir da fusão entre as pastas.
A audiência pública está agendada para dia 27 deste mês, às 9h, no plenário da câmara. Allan entende que a fusão será um retrocesso para as políticas públicas do setor, na medida em que o governo federal determina através das metas do Plano Nacional de Cultura a existência de secretarias com atuação exclusiva na área da cultura em 100% das capitais e 100% dos municípios com mais de 500 mil habitantes.
A proposta de fusão, portanto, colocaria Cuiabá às margens do Plano Nacional de Cultura, inviabilizando investimentos de recursos por parte do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e reduzindo ainda mais o escasso orçamento para a produção cultural e artística cuiabana.