A Fifa anunciou, esta manhã, que o Parque de Exposições “Senador Jonas Pinheiro”, no bairro Dom Aquino, será o local para implantação do Fan Fest de Cuiabá, durante os 31 dias da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Uma recomendação da entidade é que o lugar tenha uma identificação com a cidade, característica que se manifesta pela proximidade com a orla do rio Cuiabá.
Com a dimensão de quatro hectares, o Fifa Fan Fest da capital terá capacidade para comportar 56 mil pessoas por dia e está localizado a 2,5 quilômetros da Arena do Pantanal. As obras serão iniciadas em 2013 e deverão ser concluídas em 180 dias.
O Fan Fest oficial é uma prioridade da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para as sedes da competição, sendo considerado o segundo lugar mais importante (depois da Arena), pois sempre reúne grande quantidade de turistas, fãs de futebol e torcedores locais.
Com entrada franca, o Fan Fest transmitirá em alta definição os 64 jogos da Copa ao vivo. Durante todos os dias do evento, o local contará com estacionamento, praça de alimentação, lojas oficiais da FIFA e uma extensa programação de shows, incluindo grupos musicais locais e as principais manifestações da cultura regional. O lugar ainda contará com sistema completo de emergência, segurança e atendimento médico.
De acordo com o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil, a festa que será organizada no Fan Fest proporcionará uma grande alegria aos torcedores que não estiverem nos estádios. “”O FIFA Fan Fest proporciona à FIFA e ao COL uma plataforma para fortalecer a experiência dos torcedores na Copa do Mundo da FIFA, atraindo para o evento milhões de torcedores fora dos estádios. Nós estamos muito satisfeitos com o entusiasmo mostrado pelas Sedes até agora e estamos ansiosos para realizar, juntos, esse evento espetacular em 2014″, disse Weil”.
O FIFA Fan Fest tornou-se parte da programação oficial da Copa do Mundo da FIFA na Alemanha em 2006, após o enorme sucesso de eventos públicos de transmissão de jogos realizados na Coreia, durante o evento em 2002. Com o grande sucesso, o evento foi ampliado para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando não apenas as Sedes sul-africanas, mas também seis locações internacionais, incluindo o Rio de Janeiro, sediaram o evento, que recebeu mais de seis milhões de fãs do futebol durante 31 dias.