As obras do prolongamento da avenida Parque do Barbado, em Cuiabá, estão 52% executadas com as máquinas executando a rede de drenagem e terraplanagem. O terreno da nova avenida tinha um grande desnível em relação a Avenida das Torres, mas com os aterros realizados, as pistas já estão quase na mesma altura.
A expectativa é que os serviços ganhem ainda mais velocidade, com a redução das chuvas, principalmente o trabalho de canalização do córrego do Barbado e, após a finalização da terraplanagem, o início do asfalto. A obra prevê ainda a canalização de todo o Córrego do Barbado ao longo do trecho que separa os bairros Renascer e Pedregal.
Com 700 metros de extensão, o prolongamento da Parque do Barbado vai permitir uma ligação direta entre as avenidas das Torres e Fernando Côrrea, facilitando o trânsito entre a avenida dos Trabalhadores e a Ponte Sérgio Motta.
O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, explicou que, “com a canalização nós vamos diminuir os riscos de alagamentos. Esta é uma obra que traz dignidade para os cidadãos que há 30 anos convivem com a insalubridade nessa região”, afirmou.
O projeto prevê que a Avenida será implantada em pista dupla, com calçadas, drenagem, sinalização, iluminação em LED e uma ciclovia em concreto ao longo do trecho. O investimento realizado pela Sinfra é de R$ 14,5 milhões.
A primeira parte da Avenida Parque do Barbado foi originalmente planejada dentro do pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014. Licitada em 2012, a via não foi finalizada dentro do prazo e seguiu em ritmo lento nos anos seguintes. O governador Mauro Mendes determinou que fosse concluída e o projeto modernizado por ser uma importante via de ligação das avenidas das Torres até Archimedes Pereira Lima. A atual gestão do governo de Mato Grosso retomou as obras em 2019 e entregou a Avenida em janeiro de 2020, com 1,6 quilômetro, iluminação e ciclovia.