O ex-secretário de Estado para a Copa de 2014, Eder Moraes, entrou na disputa para ser candidato a prefeito de Cuiabá pelo PR. Com isso, ele terá que ganhar apoio dos correligionários contra os também republicanos Francisco Vuolo e João Malheiros, que abriram mão das pastas de Logística Intermodal e Cultura de Mato Grosso na expectativa de representar a agremiação.
Eder começou a discutir o assunto com setores do PR ontem, último dia permitido pela legislação para desincompatibilização dos ocupantes de cargos de indicação política. Quem pleiteará a vaga de vereador teve que fazer isso até 6 de abril, ou seja, 6 meses antes do pleito.
Apesar de Eder admitir a possibilidade de candidatura no último dia para desincompatibilização, ele não está vinculado a esse prazo, pois não ocupada mais nenhum cargo no poder público desde que deixou a Secopa em abril. Ele terá que garantir apoio do PR até as convenções previstas para 30 de junho, último dia permitido pela legislação para os partidos escolherem candidatos.
O PR é o único partido que enfrenta atualmente disputa interna diante da possibilidade de ter candidatos a prefeito. O PT já conseguiu chegar a um único nome depois que o ex-presidente estadual da sigla, Jairo Rocha, renunciou e permanece no páreo apenas o vereador Lúdio Cabral, que espera ser confirmado no final de semana, durante encontro municipal.
O deputado estadual Emanuel Pinheiro confirmou ontem a conversa com Eder, mas lembrou que a discussão está apenas em fase inicial. Lembrou ainda que foi ressaltada na ocasião a pré-candidatura de Vuolo, já colocada há mais tempo. Há setores ainda entre os republicanos que defendem Malheiros como candidato a vice-prefeito em uma chapa a ser formada com virtuais aliados. "Mas o nome dele (Eder) é uma boa opção, pois grande parte das obras que temos para a Copa de 2014 em Cuiabá se devem à capacidade de grande empreendedor que demonstrou".
Eder chegou a anunciar desfiliação do PR, mas não efetivou a medida. Enquanto os republicanos divergem, o PSDB tem apenas o nome de Maluf para prefeito. O PSB conta com o empresário Mauro Mendes, o PMDB conta com o empresário Dorileo Leal e o PSD, Carlos Brito.