Apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores podem realizar o segundo turno nas eleições deste ano para a escolha do prefeito e vice. Em Mato Grosso, Cuiabá – que possui 415 mil eleitores cadastrados, é o único que se enquadra nesse perfil.
As eleições neste ano serão realizadas em outubro, nos dias 2 (1ª turno) e 23 (2ª turno), se houver. De acordo com a legislação, sempre haverá o segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores, quando no primeiro turno, nenhum candidato obter mais da metade dos votos válidos. Disputam o segundo turno, os dois candidatos mais votados.
Para efeito do cálculo quanto a realização ou não do 2ª turno, considera-se válidos os votos dados a todos os candidatos que concorreram ao cargo de prefeito. Não se realiza novas eleições, se o candidato mais votado tiver obtido mais de 50% dos votos válidos.
O segundo turno só é cabível nos cargos majoritários (presidente e seu vice, governador e seu vice e prefeito e seu vice). Já os cargos proporcionais (senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos em um único turno.
Mato Grosso tem ainda dois municípios com colegiado eleitoral próximo aos 200 mil cadastrados. Trata-se de Várzea Grande que conta com 182.982 eleitores cadastrados, seguido por Rondonópolis, que possui 145.044 inscritos.
Das 26 capitais no Brasil, 25 contam com mais de 200 eleitores cadastrados, sendo possível, a realização do segundo turno. O único estado que não possui nenhum município com mais de 200 mil eleitores é Tocantins.