Cuiabá completa hoje 301 anos em meio a uma pandemia mundial do novo Coronavírus. Em vez de festas e comemorações, a administrações públicas do Município e do Estado aproveitam a proximidade da data com o feriado católico da Sexta-feira Santa e decretaram ponto facultativo na quinta-feira (9). Desta forma, os órgãos públicos na capital não irão atender de hoje até domingo (12), ficando mantidos apenas os serviços essenciais, como de saúde e segurança. No interior, os órgãos estaduais não ficam fechados a partir de amanhã.
Um dos maiores defensores do isolamento social como alternativa para o combate à pandemia, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) segue à risca o que determina em seus decretos e não marcou nenhum evento de comemoração pública. A preferência foi por relembrar os avanços da sua administração no site oficial da prefeitura com notícias de obras em andamento, lançamento de outras e anúncios como proibição da cobrança da taxa de religação de água no período de Coronavírus e a proibição da circulação em parques públicos.
Em mensagem à população, o prefeito lamentou o fato de não poder ter realizado uma festa para “abraçar, celebrar e ficar junto”, mas disse que a manutenção do distanciamento social “passou a ser uma grande demonstração de afeto”. Também aproveitou a data para parabenizar a solidariedade do povo cuiabano e os profissionais da saúde.
“Para homenagear a nossa gente, busquei inspiração em grandes líderes mundiais, como Angela Merkel, para universalizar a mensagem de afeto e solidariedade do povo cuiabano. Sei o quanto é difícil fazer o que está sendo pedido. Porque queremos estar juntos, ainda mais em tempos de necessidade. E porque entendemos afeto como proximidade física, aperto de mãos, abraços e beijos. Mas, infelizmente, agora o contrário é que é verdadeiro. É isso que todos precisamos entender: neste momento, manter a distância física é o maior gesto para expressar o quanto você se importa”, disse.