Os vereadores aprovaram, hoje, o projeto de resolução que diminui cerca de 50 cargos na Câmara de Cuiabá. As recontratações serão feitas gradativamente a partir de janeiro. A comissão especial responsável pela revisão do plano de cargos e salários da câmara apresentou um estudo que previa a redução de 140 cargos. Porém, o presidente, vereador Justino Malheiros (PV), afirmou que o parlamento precisa de mais servidores do que foi proposto. "Estamos analisando a redução de 40 a 50 servidores. Vamos fazer um estudo no ano que vem para ter fusões de algumas coordenadorias e secretarias para ter uma diminuição maior dos cargos", disse.
"A mesa diretora recebeu e fez algumas adequações no estudo apresentado. Foi feito uma sugestão mas a necessidade da casa as vezes não condiz com o que foi apresentado", disse o parlamentar. Por falta de orçamento houve uma demissão em massa em setembro. Na ocasião, foram exonerados 480 servidores comissionados. O motivo teria sido a suspensão da suplementação de R$ 6,7 milhões que o executivo municipal pretendia encaminhar ao legislativo.
O repasse, oriundo de excesso de arrecadação, foi suspenso por determinação da Justiça e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). As suspeitas, à época, eram que o montante teria algum tipo de ligação com a pouca adesão dos vereadores ao requerimento que visava a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB).