A Câmara de Cuiabá aprovou, ontem, a criação de uma Comissão Especial Permanente, para fiscalizar a emissão de alvarás para casas noturnas do município. Os vereadores Faissal Calil (PSB), Maurélio Ribeiro e Oséas Machado (PSDC) foram os escolhidos para integrarem o grupo. "Conheço a maioria das boates e foge do meu conhecimento qual delas possui uma saída de emergência eficaz, se fizermos uma breve reflexão, percebemos que nenhuma boate aqui possui saída alternativa de conhecimento do público, umas até possuem janelas ou portas laterais, mas todas trancadas, e no tumulto, até encontrar o responsável de abri-las, poderá ser tarde demais", argumentou Faissal.
O objetivo, segundo Faissal, é contribuir para evitar uma tragédia semelhante ao que ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Além de fiscalizar, a comissão terá incumbência de fazer um projeto de lei, após a execução de um relatório, onde institui regras com o intuito de inibir possíveis tragédias. "Precisamos encontrar solução para melhorarmos a segurança nestes ambientes fechados. Já temos algumas idéias, mas devemos consultar também a sociedade civil organizada, como Corpo de Bombeiros e donos dos estabelecimentos para uma ampla discussão sobre o assunto", afirmou ele.
Recentemente o prefeito Mauro Mendes, também do PSB, anunciou uma força-tarefa para se fazer estas fiscalizações. De acordo com Faissal, a Comissão vai funcionar como parceira do Executivo na busca de soluções.