A flexibilização do isolamento social autorizada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), no decreto 7.886 começa hoje e, no “plano estratégico de retomada gradativa das atividades econômicas”, apenas o comércio varejista e atacadista está autorizado a funcionar desde que cumpram “rigorosamente” as normas sanitárias estabelecidas no decreto. Segundo o documento, os integrantes dessas áreas têm permissão para abrir no período das 10h às 16h. Para o setor de gêneros alimentícios, o horário determinado é de 6h30 às 21h, com exceção de padarias, que continuam com funcionamento das 6h às 19h. Além disso, nas lojas de conveniência localizadas em postos de combustível e nas distribuidoras de bebidas, o atendimento deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 08h às 13h.
“Essa flexibilização não significa um afrouxamento do combate à Covid-19. Muito pelo contrário, vamos fortalecer a fiscalização e fazer tudo que for necessário para cuidar da saúde da população”, afirmou Pinheiro.
Apesar da declaração do prefeito, o “afrouxamento do combate” é visível entre a população e o empresariado em Cuiabá. Numa volta pela capital, Só Notícias flagrou, em diversas oportunidades, pessoas sem máscara em supermercados, a falta de orientação e de itens de higiene no comércio, restaurantes com garçons e cozinheiros atendendo sem máscaras, da mesma forma que operadores de caixa em supermercados.
Os parques foram reabertos e estão repletos de aglomeração de pessoas também sem máscara. No complexo turístico da Salgadeira havia aglomeração, assim como em outros balneários na estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Até a policiais militares circulam nas viaturas, às vezes com quatro dentro, sem o uso da proteção que é obrigatória por lei.
Este afrouxamento é a primeira fase do “plano estratégico”. O segundo passo começa no dia no dia 04 de maio, com a retomada das atividades de prestação de serviço, no horário das 8h às 14h. Fazem parte desse grupo estabelecimentos como salões de beleza, empresas de estética, clínicas, chaveiros, limpeza, escritório de contabilidade e advogacia, entre outros. Dia 11 de maio, é a vez do segmento industrial voltar a operar, durante três dias da semana, das 6h às 16h.
Os shoppings centers, restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, academias, clubes e similares têm previsão de retorno, a partir do mês de maio, mediante a autorização de um novo decreto com normas próprias para o setor. Igualmente, as atividades de ambulante e congênere, a abertura ou realização de feiras livres e exposições em geral, entre outras que ocasionem aglomeração de pessoas, continuam proibidas.
No boletim deste domingo da secretaria estadual de Saúde, Cuiabá está com 46 positivos – 80 recuperados e 2 mortos. O segundo óbito foi ontem e o paciente, de 92 anos, residia no Rio de Janeiro.