A Câmara de Cuiabá anulou na sessão dessa terça-feira (22) a licença do vereador Néviton Fagundes (PTB). Ele retoma a cadeira na quinta-feira (24) por causa da briga entre os suplentes Marcrean Santos (PRTB) e Edemir Xavier (PT do B) pela vaga. A Câmara aprovou a anulação da licença a pedido do próprio vereador Néviton, já que Marcrean vinha ocupando a vaga desde o início do mês, mas Xavier ameaçou entrar na Justiça para obrigar o Legislativo a ceder a cadeira.
Toda a polêmica se deve ao fato de que Xavier ficou na segunda suplência do PRTB na eleição de 2008, mas foi expulso do partido por descumprimento de orientações partidárias. Marcrean ficou como terceiro suplente. O primeiro foi Totó Cézar, que herdou o mandato com a cassação de Ralf Leite em 2009.
Pelo Regimento Interno da Câmara, os pedidos de licença devem ser cumpridos integralmente. Néviton se afastou por 60 dias, mas o presidente da Casa, Júlio Pinheiro (PTB), alega que o plenário é soberano para tomar decisões. "Quem se sentir lesado que procure à Justiça", afirmou na manhã dessa terça-feira (22). Xavier ameaça acionar o Legislativo até por improbidade administrativa, já que Marcrean teria recebido verbas parlamentares sem direito a isso.