O presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB), informou hoje que apresentará, na próxima 3ª feira, o requerimento criando Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as dívidas da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) com as Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat). Ele havia anunciado que iniciaria o ano legislativo com a propositura.
De acordo com o presidente, com a CPI, a população poderá ver uma economia de até R$ 50 milhões em recursos públicos. Isso porque, segundo ele, os valores apresentados pela Cemat são, no mínimo questionáveis.
Pinheiro já conta com assinaturas suficientes para a abertura da CPI e adianta que o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) será um dos intimados pelo grupo a prestar esclarecimentos. O vereador questiona os motivos pelos quais o ex-gestor aceitou a dívida proposta pela Cemat sem, sequer, fazer uma auditoria nas contas apresentadas.
O presidente reconhece, no entanto, que aquilo que realmente é devido, a Cemat tem direito de cobrar. Ele se refere à instauração da CPI como cumprimento da sugestão da diretoria da empresa, que quando o vereador anunciou a possibilidade de investigar as contas, pediu que ele fosse a fundo.