Um dos critérios para a composição do secretariado do governador Silval Barbosa é a possibilidade de beneficiar suplentes na Assembleia Legislativa que durante a eleição pertenceram a coligação "Mato Grosso em Primeiro Lugar". Com a ida dos deputados estaduais eleitos Teté Bezerra (PMDB) e João Malheiros (PR) para as pastas de Turismo e Cultura, respectivamente, assumem vagas no Parlamento Odonir Bortolini, o "Nininho" e Emanuel Pinheiro, ambos do PR.
Um dos nomes cotados pelo PP para a Secretaria de Esportes e Lazer são Leandro Soares, filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) que amargou nas urnas a oitava suplência ou Luizinho Magalhães primeiro suplente da legenda, o que pode beneficiar o atual presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Deucimar Silva, que saltaria da segunda para a primeira suplência e assumiria o cargo numa eventual licença de algum deputado titular do PP.
"O partido tem bons nomes e os suplentes estão dispostos a contribuir com a governabilidade e projetos que sejam favoráveis ao governo do Estado", afirmou o deputado federal Pedro Henry. O parlamentar será Secretário de Estado de Saúde e é vice-presidente nacional do PP.
Seguindo a linha de valorizar a classe política na composição da equipe administrativa, Silval tem preferência pelo deputado estadual José Domingos Fraga (DEM) para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder).