O prefeito Ari Lafin (PSDB) assinou, há pouco, decreto criando o comitê integrado de prevenção e combate às queimadas em áreas urbanas e rurais, que estava em processo desde o início de abril. Além da prefeitura, fazem parte do grupo que é comandado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, representantes do Sindicato Rural, o Clube Amigos da Terra, Aprosoja, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, associações empresariais e concessionárias de rodovias. “Com a criação do Comitê queremos ampliar esse trabalho e destacar também a importância da ação preventiva que os produtores rurais realizam em suas propriedades”, explica. “Claro que a meta é prevenir, mas caso aconteça algo precisamos estar preparados para atuar”.
Nos 600 mil hectares de área produtiva de Sorriso, destacam-se commodities como soja, milho e algodão, com estimativa de produção — em toneladas — para a safra 20/21, de 2,1 milhões, 3,5 milhões e 167 mil, respectivamente, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária e preservar o meio ambiente é fundamental para dar continuidade a esse trabalho.
O comitê foi dividido em vários grupos de trabalho para atuar tanto na prevenção, conscientização e no combate a possíveis incêndios. Entre as metas estão a realização de atividades planejadas e executadas de forma transversal e articulada tanto pelas instituições que integram o Comitê quanto por parceiros. “Ainda em abril nos organizamos para avançar na discussão de como atuar; também buscamos o apoio de outras instituições, como a Câmara de Vereadores e universidades, por exemplo, para que esse processo se dê de maneira ininterrupta”, afirmou Lincoln, através da assessoria.
O projeto do comitê foi apresentado em abril para ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cistina, e também ao ex-ministro do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para pedir apoio e se colocar à disposição do governo Federal para atuações conjuntas.
Na sequência, foi discutido em Cuiabá em um encontro que reuniu os secretários municipais, Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente), Milton Geller (Obras e Serviços Públicos), Leonir Capitâneo (Transportes) e José Carlos de Moura (Segurança, Trânsito e Defesa Civil), a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzareti e representantes do Corpo de Bombeiros.