O movimento comunitário tem agora representatividade no Governo do Estado, com a criação da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que ficará sob a coordenação de Benjamin Franklin Lira, indicado pelas lideranças comunitárias para assumir o cargo.
A secretária Terezinha Maggi reforça que o intuito é atender os comunitários de todo o Estado, e não somente de Cuiabá e Várzea Grande. “Partiremos para ação, já que são as bases comunitárias que sabem da real situação, das necessidades de toda uma comunidade. O objetivo é que os serviços e ações cheguem de forma mais rápida e eficiente na ponta, na casa da família que precisa de um cobertor, de uma cesta básica, de um documento”, declarou.
Para o recém-empossado secretário-adjunto de Assuntos Comunitários, Benjamim Franklin, destacou que objetivo agora é ouvir as bases e transformar em projetos os anseios de toda a comunidade. “O primeiro passo será a realização de um seminário voltado para este público, justamente para explicar como funciona a Setecs e o que representa esta secretaria adjunta. Além disso, também vamos apresentar os serviços sócio-assistenciais que existem nos municípios e de que forma eles podem ter acesso”, comentou.
Para o presidente do Sindicato dos Moto-taxistas (Sindmotos), Vilson Neves, esta será a melhor forma de atender as necessidades de entidades e presidentes de bairros. “Nós dos sindicatos também temos vontade de aderir a um sistema de financiamento, de conseguir moradia através dos planos habitacionais do Estado, enfim, será um meio de levar nossos anseios ao conhecimento do Governo”, disse.