PUBLICIDADE

Criada nova cooperativa para comercializar produtos da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: Só Notícias/Cleber Romero)

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde finalizou, ontem, a documentação para criação de uma cooperativa para ajudar os pequenos produtores da agricultura familiar a comercializarem seus produtos (verduas, legumes e outros) e contará com apoio da prefeitura. “Temos projetos voltados para cultura familiar nesse primeiro momento, onde estamos intensificando e dando fomento para aqueles comercializem a sua produção. Foi finalizada a documentação para criação desta nova cooperativa”, explicou a secretária de Agricultura, Suzane Romancini, ao Só Notícias.

O objetivo é reduzir a burocracia para os pequenos produtores, ganhando tempo com o auxílio nos trâmites envolvendo a documentação para venda dos produtos e serviços. “Hoje, para conseguirem comercializar o que produzem, precisam de uma legalidade de documentos e a cooperativa ficará responsável por esse processo. Nós da pasta de Agricultura estamos fazendo esse manejo todo e de fato sendo uma assessoria para eles. Há uma certa dificuldade para eles terem tempo também porque a diretoria em si de uma cooperativa elas são formadas pelos próprios proprietários. Então, eles não têm tempo para ficar indo atrás de documentação e nós da prefeitura estaremos fazendo essa parte para eles”, ressaltou.

De acordo com a secretária, nos próximos dias sairá uma licitação de R$ 840 mil destinados a merenda escolar. A prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza o abastecimento através de produtos da agricultura familiar, onde terá o apoio direto da nova cooperativa. A licitação deve ser concluída na próxima semana visando compra de produtos da merenda escolar. “A nossa cooperativa já vai estar entrando com a mercadoria que as escolas precisam. Isso é muito interessante, sem falar que estamos garantindo a venda do que eles estão produzindo. Será rateado o que cada produtor produz, se um tem maracujá ele vai entregar isso, se outro tiver bananam e assim em diante”.

A secretária revelou ainda que a pasta vem trabalhando em mudanças no manejo do horto municipal, com o objetivo de melhorar a produção. “Estamos sinalizando diferente o manejo no horto municipal, vamos estar plantando e direcionando melhor os produtos da agricultura familiar”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Em visita a Mato Grosso, senadores avaliam necessidade de investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...
PUBLICIDADE