Deve ser conhecida ao final do próximo mês a evolução no número de filiados entre os diferentes partidos da região Norte, após a Justiça Eleitoral encerrar a contagem, realizada desde o último dia 14, quando foram entregues as fichas de cadastro pelos diretórios. A chefe do Cartório de Sorriso, Andréia Fenner, explica que o processamento é realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e que ainda poderá sofrer correções.
De acordo com ela, a estimativa é que no final de maio seja possível contabilizar o total pessoas ligadas a partidos como Democradas (DEM), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Progressista (PP), entre outros. “São processados diretamento pelo TSE e depois irão para a correção”, declarou, ao Só Notícias.
A entrega da relação foi determinada pela Lei dos Partidos Políticos 9.096/95. De acordo com a legislação, para concorrer às eleições municipais de outubro, os interessados deveriam ter se filiado ao partido até o dia 5 de outubro do ano passado, ou seja, um ano antes do pleito.
Somente em Sinop, o Democratas é o maior partido com cerca de 2,137 mil eleitores. Em Mato Grosso, também lidera a relação.