A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa recebeu hoje o relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – Crea/MT – sobre as condições estruturais das 11 obras de mobilidade urbana para da Copa de 2014, em Cuiabá e Várzea Grande. Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – Crea/MT, Juarez Samaniego, a pericia realizada foi visual e não técnica.
“Os acabamentos de muitas obras são de péssima qualidade, mas não compromete a estrutura das obras. Entretanto, é preciso que a Secopa faça as correções necessárias, para que no futuro elas não comprometam a estrutura”, afirmou Samaniego. De acordo com o engenheiro do Crea/MT, André Schuring, das onze obras visitadas, a que mais apresenta problemas é a Trincheira Ciríaco Cândia – que dá acesso a ponte Mário Andreazza até o Trevo do Lagarto.
“O problema nessa trincheira tem que ser resolvido o mais rápido possível. A quantidade de infiltrações nas paredes coloca em risco a vida de muito motoristas”, alertou Shuring. O relatório, de acordo com o presidente da Asssembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), foi esclarecedor e mostrou que as obras estão sendo construídas com segurança.
Romoaldo disse ainda que todas as obras são acompanhados por engenheiros credenciados pelo Crea. “É fato que muitas obras estão atrasadas, mas nada alarmente. O importante é que os trabalhos estão sendo feitos com responsabilidade. Um dos problemas que precisa ser sanado é o da acessibilidade, principalmente, o da Arena Pantanal. Cuiabá e Várzea Grande nunca viram tantas obras. As falhas que existem serão sanadas pela Secopa”, observou Romoaldo Júnior.
O presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Sebastião Rezende (PR), afirmou que o relatório será entregue na sessão ordinária de hoje (18) à tarde para a Mesa Diretora do Parlamento. Esta o encaminhará ao presidente da Secopa, Mauricio Guimarães, para tomar as providências em relação aos laudos periciais. “O Crea é o órgão com maior isenção no Estado para emitir esse laudo. Por isso, a Secopa tem que verificar todos os itens. Umas das medidas que devem ser tomadas com urgência é o da Trincheira da Ciríaco Cândia, que está com infiltração nas paredes laterais”, destacou Rezende.
Durante a reunião extraordinária de hoje, ficou deliberado que na próxima semana – com data e horários a serem definidos, a convocação do secretário da Secopa, Mauricio Guimarães, para prestar esclarecimentos sobre o relatório entregue pelo Crea/MT à Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa. Além de Guimarães, o convite será estendido aos representantes das empreiteiras e aos engenheiros responsáveis pelas obras.
As vistas foram realizadas na Trincheira Santa Rosa, Trincheira Jurumirim, na Trincheira Santa Isabel, Trincheira Mário Andreaza, no Viaduto do Despraiado, no Centro Oficial de Treinamento da UFMT e da Barra do Pari, na obra de restauração córrego Mané Pinto – 8 de Abril, na duplicação do Córrego do Barbado, nos serviços técnicos de engenharia das obras do VLT, no viaduto da UFMT, do viaduto da Rodovia/ 040 – acesso Santo Antônio do Leverger, no Centro de Manutenção que fica junto ao aeroporto e na Trincheira perto do aeroporto Marechal Rondon, nas obras da Arena Multi Uso e no acesso ao trevo Tijucal.