A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara para investigar a crise no sistema aéreo marcou sessão para amanhã, às 11 horas. Na reunião, será feita a eleição dos 2º e 3º vice-presidentes, definida agenda de trabalhos e apreciados requerimentos. Até o momento, constam da pauta 29 requerimentos.
Entre eles, estão os que solicitam informações sobre investigações do acidente entre o Boeing da Gol e um jato Legacy da America ExcelAire, ocorrido em 29 de setembro de 2006, à Força Aérea Brasileira – FAB, à Polícia Federal, à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Departamento de Aviação Civil (DAC).
Os deputados também pedem a convocação de diversas autoridades, como o presidente da Infraero, José Carlos Pereira; presidente da Anac, Milton Zuanazzi e o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior. Há também um convite ao astronauta Marcos Ponte, para falar como passageiro prejudicado pelos atrasos causados pela crise no sistema aéreo.
Um outro requerimento pede ao Ministério da Defesa a listagem dos controladores de vôo que operavam as rotas do Boeing e do jato Legacy, no dia 26 de setembro, e convoca os respectivos controladores para prestarem depoimentos.
A CPI foi criada para investigar as causas, conseqüências e responsáveis pela crise do sistema de tráfego aéreo brasileiro, desencadeada após o acidente aéreo ocorrido no dia 29 de setembro de 2006. A instalação da CPI foi realizada na semana passada, com a eleição do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) como presidente e indicação de Marco Maia (PT-RS) para relator.