Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa aprovaram a convocação do ex-diretor da extinta Agência da Copa (Agecopa), Yenês Magalhães, do ex-secretário adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander de Souza, do auditor do Estado, André Luiz Costa Ferreira, do coordenador de projetos, Felipe Nascimento Fernandes, da coordenadora de obras, Graziela Voigt, e do coordenador geral da Planservi, Robertson Ruas Baganha.
A comissão está ouvindo vários funcionários desta empresa por ela ter sido a responsável pelo gerenciamento e fiscalização da implantação do Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. Os ex-diretores da Agecopa e Secopa devem falar sobre os procedimentos dentro dos órgãos sobre as falhas nas obras.
Todos prestarão depoimentos aos membros da CPI na condição de testemunhas. A convocação foi votada e aprovada durante a reunião de ontem da comissão. Ainda não foram definidas as datas e horários dos depoimentos destes novos convocados.
Conforme Só Notícias já informou, ontem, o superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, Carlos Roberto Pereira, declarou que até o momento foram executados 73% da obra contratada e liberado 71% do montante financiado, que corresponde a R$ 1,086 bilhões do valor pago pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele afirmou que o valor global contratado da obra é suficiente para finalizar sua implantação. Pereira esclareceu que o único pagamento adiantado, realizado pela instituição, foi o da compra dos sistemas e do material rodante (vagões), devido às características específicas do produto, conforme pedido contratado, mas garantiu a regularidade, já que o produto foi recebido a partir do pagamento.