Prevista para hoje, a entrega do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Assembleia Legislativa para apurar irregularidades no processo de licenciamento das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) foi adiada mais uma vez. A leitura do documento ficou para o próximo dia 19.
De acordo com o relator da CPI, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), o relatório já está pronto para ser apresentado, mas o adiamento se deve à ausência do presidente da comissão, Percival Muniz (PPS).
Dilmar comentou que chegou a desmarcar compromissos para fazer a entrega do documento e prestar contas à sociedade, mas garante que a CPI trará uma grande contribuição à sociedade. Ele pondera que a comissão não tem papel de punir nem indiciar, mas que o trabalho realizado há mais de um ano já dá sinais de que cumpre a finalidade de regulamentar o setor, regularizar o recolhimento de impostos e a participação dos municípios nestes recursos.
A assessoria de Percival afirmou que ele se encontrava na capital até ontem, mas não garantiu que ele participaria das sessões da Assembleia e confirmou o adiamento da conclusão dos trabalhos da CPI para a próxima semana. A CPI foi instaurada em 29 de março do ano passado e tinha previsão de conclusão em 60 dias, mas vem sendo prorrogada desde então.
Apesar do relatório estar concluído, Dilmar ainda realizou, na última segunda, visita à PCH Santana I, em Nortelândia. Segundo o deputado, a comissão recebeu 2 denúncias em relação à unidade, mas após as vistorias, constatou-se que não havia risco para a população local.
Ele destaca que entre uma visita e outra notou diversas melhorias na PCH.