Amanhã, os deputados estaduais José Riva (PP) e Carlos Avalone (PSDB), farão a entrega do relatório da CPI da Sema ao presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Mendes Ferreira.
Durante 180 dias, a Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada para apurar denúncias de irregularidades no setor ambiental do Estado e nas ações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, trabalhou com o intuito de fazer levantamentos quanto à estrutura física, quadro de funcionários e trâmites processuais internos. A comissão ouviu 37 depoimentos (entre eles o do presidente da Fiemt), realizou 28 sessões e analisou 11 processos da Operação Guilhotina, que foram denunciados na comissão.
O relatório final, contendo 424 páginas, apresentou 85 recomendações para melhorar o andamento dos processos e ações da Sema, principalmente na questão da agilidade na liberação dos projetos de manejo.
Na segunda-feira, os parlamentares farão a entrega do relatório ao governador do Estado, Blairo Maggi, e durante a semana aos órgãos ligados ao setor ambiental de Mato Grosso, como o Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Engenharia (CREA) e a Associação Engenheiros Florestais.