Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Frigoríficos da Assembleia Legislativa em Mato Grosso começam esta semana. Com a publicação no Diário Oficial do Estado, que circulou ontem, a expectativa é que o cronograma das ações seja definido nos próximos dias, além da parte burocrática envolvendo servidores. Só Notícias apurou que os nomes de quem vai ser ouvido ainda não foram definidos. O presidente é o deputado Ondanir Bortolini (PR) – o Nininho, e os membros titulares José Domingos Fraga Filho (PSD), Pedro Satélite (PSD), Wagner Ramos (PR) e Eduardo Botelho (PSB).
Odanir Bortolini já afirmou que não serão investigadas irregularidades na concessão de incentivo fiscal por parte do Estado, mas o fechamento de 20 plantas frigoríficas, visando o monopólio do segmento, e as perdas econômicas e sociais.
O posicionamento do presidente foi em resposta à afirmação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, que não considerou sensata a CPI, justificando que o tema abordado seria o mesmo da de Renúncia e da Sonegação Fiscal. Nela, são apuradas irregularidades na concessão de incentivo fiscal.