PUBLICIDADE

CPI aponta para possibilidade de reabertura de cinco frigoríficos em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Após análise técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos, os membros obtiveram dados que apontam para a possibilidade da reabertura de pelo menos cinco empresas, localizadas nos municípios de Mirassol D´Oeste, Juruena, Nova Monte Verde, Vila Rica e Nova Xavantina. Todas estão sob responsabilidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Os parâmetros observados pela CPI foram com intuito de diversificar o mercado da carne no Estado, garantir a livre concorrência, identificar a atual condição de conservação das plantas e também a oferta de animais para abate no raio de 360 quilômetros na região do frigorífico, o que demonstra a funcionalidade desses estabelecimentos.

Para o presidente da comissão, deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), a importância da reabertura dessas plantas vai muito além da livre concorrência, o principal benefício é a geração de empregos nesses municípios. “Os números obtidos pela comissão até o momento indicam para viabilidade da reabertura de pelo menos cinco plantas e um dos reflexos positivos será a oferta de mais de três mil empregos diretos e mais de dois mil indiretos”.

O deputado ainda ressaltou sobre a importância da reabertura dessas plantas para os pecuaristas, “Os criadores de gado sonham em retomar as atividades, comercializar com preço justo, valorizar a matéria-prima, sem que exista a manipulação e predominância de grupos nesse mercado”.

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) é o responsável por assegurar a qualidade de produtos, de origem animal, comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. O Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE) é relacionado ao mercado estadual e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)ao mercado municipal.

De acordo com dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente existem 99 frigoríficos em Mato Grosso, dessas 45 são (SIF); 17 são (SISE) e 37 são (SIM). Das existentes,71 estão em funcionamento e 28 paralisados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE