A Comissão Parlamentar de Inquérito -CPI da Saúde da Assembleia Legislativa entregará, dia 22, ao governador Blairo Maggi um pré-relatório do que já foi apurado pela comissão em relação aos problemas nas unidades de saúde.
A reunião interna realizada nesta quinta-feira entre os deputados estaduais Sérgio Ricardo e Percival Muniz, e a equipe técnica da CPI, já se concluiu que cerca de 120 pessoas morreram em filas de espera para exames e cirurgias nos últimos anos.
O presidente da CPI, deputado Sérgio Ricardo (PR), disse que o relatório apresentará sugestões ao governador, compra do Hospital das Clínicas para ser transformado num hospital estadual gerenciado pelo Governo do Estado e na recontratuação do Hospital Geral Universitário (HGU) também feita pelo Estado para a realização de exames e cirurgias de alta complexidade, acabando com as filas de espera.
Sérgio Ricardo disse que uma das conclusões da CPI da Saúde é que a gestão de saúde de Cuiabá é gerenciado de forma inadequada e muito deficitária todo o serviço público principalmente de alta complexidade “prejudicando muitos pacientes que vem do interior. Isso não pode continuar”, disse. Assim o deputado acredita que o Estado deve criar um hospital público de alta complexidade e capacitar melhor os regionais.
Para ver de perto a realidade dos hospitais do interior, os deputados aprovaram a visita ao hospital regional de Cáceres no dia 12 de março, em Rondonópolis no dia 19/03, em Colíder no dia 26, e em Sorriso, dia 09 de abril. A CPI também aprovou visitas ainda este mês nos PSFs(Programa de Saúde da Família) de Cuiabá e Várzea Grande. No entanto as datas destas visitas não serão comunicadas.
Os documentos solicitados pela CPI da Saúde, para as secretarias de Saúde de Cuiabá e do Estado estão chegando incompletos. Durante a reunião interna da CPI nesta quinta-feira o presidente, deputado Sergio Ricardo comentou que as informações estão demorando muito a chegar e ” quando chegam estão incompletas. Não sabemos se a intenção é nos confundir mas não vamos nos intimidar. Os técnicos da CPI deverá e do Tribunal de Contas estarão fazendo diligências nos órgãos públicos municipais e estaduais de saúde em busca de dados, principalmente quanto aos demonstrativos financeiros que apresentam os valores do que o Estado passou para a Prefeitura de Cuiabá e de como estes recursos e outros ligados a saúde estão sendo gastos”, disse.
O deputado estadual Percival Muniz propôs a CPI da Saúde que sejam marcadas as datas dos depoimentos dos secretários de saúde do município e do Estado na CPI para esclarecer todas as dúvidas da comissão. O deputado disse que não se pretende ” passar a mão na cabeça de ninguém e a CPI irá responsabilizar criminalmente aqueles gestores públicos que foram omissos e causaram a morte das pessoas para que não continuem tratando a saúde pública desta forma”, disse.