O vereador Dirceu Cosma (PV) foi eleito, ontem à noite, presidente da Câmara de Lucas do Rio Verde. Ele disputaria com Airton Callai (PSB) que acabou retirando sua candidatura instantes antes da votação devido a saída de Fernando Pael (DEM) de sua chapa, para compor com Cosma, que recebeu 5 votos mas não obteve votos dos vereadores que estavam na chapa de Callai: Cristiane Dias (PT), Marcos Paulista (PTB) e Jaime Floriano (PDT). A câmara é composta por 9 vereadores.
Pael, que inicialmente teria fechado acordo com Callai, compôs de última hora com Cosma e passou a ser vice-presidente. Antes da sessão iniciar, foi lida sua renúncia na chapa de Airton Callai. Ele alegou ter consultado sua ‘base política’ que recomendou composição com Cosma e declarou que haveria acordo com Callai de só protocolar sua chapa após consultar seus aliados. “Houve um princípio conversa para montar chapa e assinei ela. Contudo, solicitei ao presidente que não a protocolasse enquanto não desse veredito final porque ainda não procurei minha base política e membros do Democratas. Depois, fui em busca e recebi do meu grupo que era melhor participar da chapa de Dirceu Cosma como vice-presidente”, justificou Pael. “Quando fui protocolar o candidato (Callai) ele já havia protocolado a chapa”, emendou.
O primeiro secretário eleito é Wagner Godoy (atual vice-presidente) e, Marcia Pelicioli, segunda secretária (atualmente ela é a primeira). O mandato é de dois anos e a posse ocorrerá em primeiro de janeiro.
Dirceu Cosma integra a bancada de oposição ao prefeito Flori Binotti. Será a segunda vez que presidirá o legislativo. Em 2014 iniciou a primeira gestão.
Cosma evitou falar da divisão da câmara ao não ter 4 votos dos vereadores que estavam na chapa de Callai.