O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Leônidas Duarte Monteiro, recomendou pessoalmente aos juízes eleitorais que mobilizem os prefeitos, vereadores, diretórios municipais dos partidos, clubes de serviços e as subseções da OAB nos 42 municípios onde será feita a revisão do eleitorado, no período de 5 de novembro a 5 de dezembro.
O objetivo é mobilizar a população e garantir o comparecimento em massa do eleitorado nos municípios onde o número de eleitores é superior a 80% do número de habitantes. “A situação nesses 42 municípios, além de representar um grande constrangimento para a Justiça Eleitoral, põe em dúvida a própria credibilidade do processo eleitoral”, afirmou o corregedor.
Em Mato Grosso, aproximadamente 230 mil eleitores poderão ficar sem o título se não comparecerem aos postos de revisão, que funcionarão de segunda a sábado, em locais a serem divulgados pelos respectivos cartórios eleitorais.
Os eleitores deverão comparecer ao cartório eleitoral ou ao posto de revisão com um documento que comprove a sua identidade e o seu domicílio. Para confirmar o vínculo com o município, terão que apresentar uma conta de luz, água ou telefone emitido entre novembro de 2006 e agosto de 2007. Outros documentos que comprovem o vínculo profissional ou patrimonial podem ser utilizados.