O corpo do prefeito de Ipiranga do Norte, Ilberto Effting, será velado no pavilhão da Igreja Católica e a previsão é que chegue por volta das 17hs de Sorriso, para onde foi levado após sofrer enfarte fulminante hoje de manhã. A pacata cidade de Ipiranga literalmente parou. Algumas empresas fecharam as portas em sinal de luto. O horário do sepultamento não foi confirmado mas deve ser amanhã. Familiares do Mato Grosso do Sul são esperados.
Effting, 49 anos, foi o primeiro prefeito eleito na história de Ipiranga do Norte, em 2004, sendo candidato de consenso. Ipiranga pertencia a Tapurah e foi emancipada em 2000. Agricultor, ele se destacou por trabalhar em diversas ações sociais e pela emancipação da cidade. Foi o primeiro cargo público que exerceu e ganhou notoriedade por ser um dos principais idealizadores do “Grito do Ipiranga”, há 3 anos, movimento em defesa dos produtores que enfrentavam grave crise e que, do Norte de Mato Grosso, se espalhou para diversos Estados.
“Mas, nos últimos 2 anos, ele estava sofrendo muito com as denúncias da oposição de irregularidades. Isso o abalou muito porque sempre foi uma pessoa séria e honesta. Ele lutou e esperou um ano para reassumir o cargo, por decisão da justiça”, disse um amigo.
Effting não era candidato a reeleição e há 21 dias havia reassumido o cargo, por decisão do Tribunal de Justiça. O vice-prefeito Orlei Graceli (PP) que foi prefeito interino nos últimos 15 meses, disputa a prefeitura com Reginaldo Tavani (PPS) e com Andre Ross (PDT). Ross tinha apoio de Ilberto Effting.
Leia mais:
Prefeito estava na prefeitura quanto teve enfarte; corpo segue hoje a Ipiranga do Norte
Prefeito chegou morto a hospital em Sorriso, diz médico
Morre o prefeito de Ipiranga do Norte