O coronel da Polícia Militar, Airton Benedito de Siqueira Júnior, 42 anos, teve sua nomeação para o comando da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) divulgada no Diário Oficial, que circula hoje. Antes, porém, ele foi exonerado de seu cargo anterior. Ele era o secretário-chefe da Casa Militar. Os dois documentos estão assinados pelo governador Pedro Taques.
Até então, a Sejudh era comandada por Márcio Dorilêo, que já foi exonerado do cargo. Antes da nomeação do coronel, a pasta vinha sendo comandada interinamente por Enêas Corrêa Figueiredo Junior.
O coronel Evandro Alexandre Ferraz Lesco, que desempenhava a função de secretário-adjunto da Casa Militar, assume o comando desta pasta no lugar do coronel Siqueira.
No projeto de reforma administrativa que o governador deve encaminhar à Assembleia Legislativa, a Sejudh deve ser extinta para a criação da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que ficará responsável pelo sistema prisional. A parte de Direitos Humanos deverá ser incorporada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), que atualmente é comandada pelo deputado estadual licenciado Max Russi (PSB).
O sistema penitenciário de Mato Grosso tem cerca de 11 mil detentos e um déficit de aproximadamente cinco mil vagas.
(Atualizada às 14h)