A deputada federal coronel Fernanda (PL), coordenadora da bancada federal de Mato Grosso, protocolou, hoje, moção de repúdio contra a decisão do Grupo Carrefour e de outras redes varejistas francesas de suspenderem a compra de carnes provenientes do Mercosul apontando que foi uma “afronta à livre concorrência e uma prática protecionista que viola os princípios estabelecidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC)”. “Essa postura não só desrespeita as regras comerciais globais como também promove uma narrativa ambientalista enviesada e desproporcional”, afirmou.
Além da moção, a deputada solicitou à Câmara Federal, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, audiência pública para debater as ações e estratégias adotadas pelo governo brasileiro frente às medidas protecionistas e distorções ambientais que vêm sendo impostas no mercado internacional. Ela pede que a presença de representantes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec); da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); do Ministério das Relações Exteriores; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; da Embaixada da França no Brasil e do Grupo Carrefour Brasil que também é dono do Atacadão.
Fernanda afirmou, através da assessoria, que é fundamental que o Brasil reforce sua posição como líder na produção sustentável de alimentos, apresentando dados que comprovam o cumprimento do Código Florestal e outros compromissos ambientais. “Precisamos combater a narrativa distorcida e proteger nossos produtores, que trabalham de forma responsável e são essenciais para a segurança alimentar global”.
Conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes criticou duramente a postura do grupo econômico e disse que, como consumidor, deixa de comprar em supermercados da rede.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.