PUBLICIDADE

Coodenador da bancada federal de MT defende PEC da carreira única de médico no SUS

PUBLICIDADE

O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), coordenador da bancada de Mato Grosso, garantiu, no plenário da Câmara dos Deputados, mobilização pela aprovação da proposta de emenda a constituição 454/2009 que cria a carreira única de médico para o Sistema Único de Saúde e  que está pronta para ser incluída na pauta de votação.

"A falta de uma carreira bem estruturada dos médicos e a crônica de baixos salários da categoria têm sido entraves para a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) de qualidade em todo o Brasil. Na Câmara estou defendendo e cobrando a aprovação da medida, só assim vamos ter profissionais valorizados e uma saúde mais eficiente", disse ele. 

Na avaliação do deputado, os médicos precisam sentir segurança, ter possibilidades de progressão na carreira, assim também fixá-los no interior e acabar com a evasão do profissional nas cidades distantes da capital, com direito a férias, 13º salário e uma aposentadoria digna. 

Segundo a FENAM (Federação Nacional dos Médicos) que representa 400 mil médicos, no Brasil há uma relação de 1,9 médicos por mil habitantes. A avaliação da federação, o que afasta os médicos das zonas periféricas e municípios distantes, não é tanto o salário, mas principalmente a falta de condições de trabalho. 

O texto da medida já foi aprovado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, há 2 anos, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE