O governador Mauro Mendes e o presidente do Hospital Albert Einstein assinaram, ontem à noite no Palácio Paiaguás, contrato para que o Einstein administre o Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, que está praticamente pronto e deve funcionar no segundo semestre com 100% dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são gratuitos para a população.
Os profissionais que atuarão na unidade serão contratados pelo Einstein. A organização priorizará a mão de obra local, visando valorizar a cultura e qualidade profissional da região e ampliar as oportunidades de trabalho. O Einstein também será responsável pela capacitação e treinamento desses profissionais, por meio do intercâmbio de conhecimento entre eles e as equipes que atuam em outras unidades do Einstein – tanto privadas quanto públicas.
Inicialmente, estão previstas para o hospital as especialidades de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica, ginecologia, mastologia, cirurgia plástica, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular, ortopedia pediátrica, cardiologia, neurologia e pediatria. Todas as especialidades cirúrgicas atenderão um escopo diversificado, incluindo cirurgia oncológica e também contará com cirurgia robótica com foco em cinco especialidades – cirurgia geral, aparelho digestivo, ginecologia, urologia e cirurgia pediátrica. Há também a perspectiva de inclusão de novas especialidades, como transplantes de rim e fígado.
“Tenho certeza que será uma parceria longeva, porque o Governo do Estado hoje tem todas as condições de honrar aquilo que está no contrato e tenho a mesma tranquilidade em dizer que o Einstein tem todas as condições de prestar aqui um serviço de alta qualidade, com grande performance, entregando tudo aquilo que está sendo contratado”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Mato Grosso será o quarto estado do Brasil a ter um hospital público gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O Hospital Central será o sexto hospital público a ser administrado pela organização. Sidney Klajner, presidente do Einstein, declarou que “a atuação do Einstein no SUS, iniciada há mais de 20 anos em São Paulo, reflete o compromisso da organização com o desenvolvimento e fortalecimento da saúde pública no país. Há três anos, começamos essa jornada no Centro-Oeste, assumindo a gestão do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e, mais recentemente, em 2024, do Hospital de Urgências de Goiás. Agora, nosso objetivo é trazer essa experiência para o Estado de Mato Grosso, promovendo, por meio da troca de conhecimento com os profissionais locais, um cuidado de excelência para a população, garantindo, ao mesmo tempo, um modelo operacional custo-efetivo”.
A assinatura ocorre após 40 anos do lançamento do Hospital Central, projeto que ficou inacabado por décadas no Estado e foi retomada na gestão de Mauro Mendes. A estrutura do hospital, que foi ampliada em 23 mil m2 e totaliza 32 mil m2 de área construída, será concluída até setembro deste ano e conta com um investimento aproximado de R$ 221,8 milhões em obras. O Estado ainda prevê um investimento de R$ 240 milhões em equipamentos para a unidade. Com 287 leitos, sendo 60 de Unidades de Terapia Intensiva, 36 de Unidades de Cuidados Intermediário e 191 de enfermaria, o Hospital Central foi projetado para atender às demandas de alta complexidade em saúde. A unidade será equipada com infraestrutura moderna e tecnológica para diagnóstico e tratamento de diferentes condições de saúde. Além de 11 salas cirúrgicas, o hospital contará com ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x, além de salas de encefalograma, hemodinâmica, endoscopia e colonoscopia. A previsão, por ano, é de realizar cerca de 32 mil consultas, 80 mil exames e 6,5 mil cirurgias.
“Esse é um marco que simboliza não apenas o avanço da Saúde Pública no nosso estado, mas também a realização de um sonho, aguardado há mais de 40 anos pela população. Esse passo é fruto de uma gestão comprometida, que entende que Saúde não é gasto, mas sim investimento. Não há parceria mais estratégica do que unir a estrutura do Governo do Estado com a experiência e a excelência do Einstein. Mato Grosso merece isso, nossa gente merece isso”, avaliou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O vice governador Otaviano Pivetta, o presidente da Assembleia, Max Russi, presidente do TCE, Sergio Ricardo, presidente do Tribunal de Justiça, José Zuquim Nogueira e demais lideranças prestigiaram a solenidade.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.