O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), recebeu hoje em seu gabinete a visita do Cônsul do Japão, Satoshi Endo, acompanhado do prefeito de São José do Rio Claro, Massao Watanabe. Em seguida o parlamentar acompanhou o diplomata em uma visita ao vice-governador do Estado, Chico Daltro (PSD). Há nove meses no Brasil, esta é a primeira visita do diplomata ao estado de Mato Grosso. Além de Cuiabá, o Satoshi Endo vai conhecer o município de São José do Rio Claro, onde fará uma visita a Casa Transitória, que abriga menores carentes, a uma indústria madeireira a alguns locais públicos, além de participar de um jantar na Escola José Cesário de Castilho.
De acordo com o prefeito Massao, a Casa Transitória recebeu apoio do Governo do Japão, por isso o interesse do Cônsul em visitá-la. "Periodicamente eles visitam as entidades que ajudam. Esta casa estava inicialmente com 27 crianças e agora, graças ao bom trabalho que está sendo feito, abriga apenas três, sendo que o nosso objetivo é esvaziá-la", afirmou o prefeito.
O prefeito destacou ainda que o Japão tem intenção de comprar grãos do estado de Mato Grosso, porém, a logística atual dificulta essa comercialização e uma das saídas seria melhorar o escoamento pelo porto de Santarém. "Vamos manter contato com o prefeito Massao e ajudar no que for possível para que essa parceria aconteça", afirmou Mauro Savi.
O vice-governador Chico Daltro presenteou o Cônsul Satoshi Endo com um Atlas de Mato Grosso. "Esse é um documento que contém todas as informações socioeconômicas e ambientais do nosso Estado", ressaltou Daltro.
O vice-governador também destacou a realização do Festival do Japão Cuiabá, que já está em sua segunda edição. "Em 2011 realizamos na Praça Santos Dumont e nesse ano foi um sucesso ainda maior. E fora São Paulo, no Bairro da Liberdade, Mato Grosso foi o primeiro Estado a realizar o Festival do Japão", afirmou Daltro.
Ao falar do Brasil, o Cônsul, que tem apenas 34 anos, afirmou que está gostando muito do País e destacou a culinária brasileira, bem como a simpatia e a receptividade dos brasileiros. Já entre os pontos negativos, o diplomata destacou o alto custo de vida no País. Além do Mato Grosso, Satoshi já conheceu os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Su