PUBLICIDADE

Cônsul da Eslováquia propõe parceria com governo de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O cônsul da Eslováquia, Peter Paulicek, visitou o Palácio Paiaguás, esta manhã, para estreitar relações comerciais com Mato Grosso. Em conversa com o governador Pedro Taques, Paulicek propôs parceria nas áreas comercial, de infraestrutura e saúde. “Seria muito interessante estabelecer uma parceria duradoura com Mato Grosso. Temos uma relação história com o estado”, disse o cônsul.

Peter explicou que a Eslováquia é um país muito industrializado, com um setor automobilístico forte, sendo o primeiro do mundo em fabricação de automóveis per capita, com a montagem de 182 veículos anuais por habitantes. Outro ponto levantado na reunião foi a tecnologia moderna e barata que a Eslováquia utiliza na construção de estradas, que poderia beneficiar o Estado. O cônsul também propôs uma forma de melhorar a saúde dos estudantes mato-grossenses, destacando que seu país tem muitas jazidas de iodo e que se colocado na água, o produto ajuda a evitar a diabetes e tireoide.

Taques aprovou a iniciativa do cônsul e disse que irá concretizar as propostas com o agendamento de uma visita dos secretários estaduais de Desenvolvimento, Infraestrutura e de Cultura ao representante eslovaco. “Vamos marcar novos encontros para que possamos fazer dessa conversa algo mais sólido e concreto para Mato Grosso e a Eslováquia. Queremos receber empresários do país aqui no estado para estreitar relações, fazendo com que a cultura da Eslováquia possa chegar aqui as nossa terra e também mostrando nossa cultura a esse importante país da Europa”.

A relação história entre Mato Grosso e Eslováquia foi fortalecida pelo amor que o ex-presidente Rudolf Schuster nutre pelo Brasil, país que considera sua segunda casa nas palavras do cônsul.

Rudolf esteve em Mato Grosso por três vezes, sendo primeira vez em 1991, quando ainda era embaixador, onde percorreu o estado passando por regiões como Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade, trilhando o mesmo caminho que seu pai, em 1927. O pai do ex-presidente, Alojz Schuster, passou dois anos em Mato Grosso realizando um documentário sobre o pantanal e região amazônica que deu origem ao primeiro livro da família. Nas visitas que fez a Mato Grosso, Rodolf também produziu documentários e livros relatando as belezas da região sob um novo ângulo.

A Eslováquia é um país territorialmente pequeno, com 49 mil km² e 5,5 milhões habitantes, com um PIB de mais de 72 bilhões de euros. O país da Europa Central vem estreitando as relações com o Brasil com visitas bilaterais. A embaixada brasileira em Bratislava, capital da Eslováquia, tem interesse em promover o turismo brasileiro e incentivar os investimentos comerciais, além de trabalhar na divulgação da cultura brasileira por meio de projetos relacionados ao cinema, capoeira, música, literatura e arquitetura.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...
PUBLICIDADE