A construção do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, atingiu 95% do projeto que é de 32 mil m² de área construída. A previsão de término da obra é para o segundo semestre e a unidade deve entrar em funcionamento no início do ano que vem. Os investimentos são de R$ 215,3 milhões.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou que o Hospital Central terá um padrão de qualidade de excelência. “Esse é um hospital que estava abandonado há 34 anos e que foi resgatado pela gestão do governador Mauro Mendes. Uma obra emblemática para a Saúde de Mato Grosso. Nesta estrutura, teremos o que há de mais moderno na área da saúde, para ofertar um atendimento de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde. A nossa população merece, Mato Grosso merece”, avaliou.
O Hospital Central foi reprojetado pelo governo de Mato Grosso a parte antiga do prédio tinha 9 mil m² e foi ampliada em 23 mil m². A unidade terá capacidade para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês. O novo projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. A alta complexidade vai dispor um total de 290 leitos voltados para o atendimento de toda a população mato-grossense com especialidades em cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.
De acordo com a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, “este projeto foi 100% reelaborado pela equipe de obras da secretaria estadual Saúde. Estamos totalmente empenhados na execução da obra do Hospital Central, que terá tudo o que há de mais moderno e tecnológico na área da saúde”, concluiu.
A obra do Hospital Central foi lançada em 1984. O objetivo era proporcionar um atendimento de referência em alta complexidade nas especialidades de traumatologia e ortopedia, além de urgência e emergência de trauma. Contudo, a obra foi paralisada três anos depois, em 1987. Em novembro de 2019, o governo do Estado apresentou novo projeto para a estrutura do Hospital Central e lançou o edital seguido dos trâmites licitatórios. A assinatura do contrato para iniciar as obras ocorreu em outubro de 2020 e, desde então, as equipes trabalham para a entrega da unidade de saúde à população mato-grossense, informa a secretaria estadual de Comunicação.