O juiz eleitoral da Comarca de Lucas do Rio Verde, Túlio Duailibi Alves de Souza, ainda não tem definições sobre a construção do novo cartório eleitoral no município. Segundo ele a construção depende de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e município. Outras discussões ainda devem ocorrer com o TRE e prefeitura para a aprovação da obra.
Duailibi também ressalta que no momento outros investimentos estão sendo feitos em Lucas, como a ampliação do fórum, que deve começar no final de fevereiro, e a construção da sede própria da Promotoria, por meio de convênios entre a prefeitura e o Tribunal da Justiça.
A sede do cartório deve ser construída em uma área próxima ao fórum. Hoje o cartório funciona no prédio de uma antiga escola, próximo a Justiça do Trabalho. A construção do novo cartório também foi admitida pelo presidente do TRE, desembargador Paulo Lessa, durante a inauguração da sede própria do cartório em Sinop.
Atualmente, Lucas do Rio Verde também atende eleitores de Tapurah, Itanhangá e Ipiranga do Norte, com um eleitorado de 27 mil pessoas.