O prefeito de Marcelândia (210 km de Sinop), Adalberto Daimante, prevê que, em 15 dias, iniciem a construção de aproximadamente 100 casas para as famílias que perderam suas residências no grande incêndio que destruiu cerca de 40% do Setor Industrial do município. Adalberto disse, ao Só Notícias, que, para iniciar as obras é necessário concluir a escrituração dos terrenos, o que deve ocorrer até sexta-feira. Após, será definido em qual programa do governo federal o município se adequa para os recursos serem destinados. A Defesa Civil do Estado está auxiliando.
De acordo com o prefeito, ainda não foi repassado ao município recurso do governo federal. “Ainda não recebemos nada mas acredito que o recurso mais importante seja que será destinado para pagar aluguel de caminhões pipas, contratar brigadistas e adquirir maquinas e caminhões para eliminarem os montes de pó de serra que continuam queimando”, disse Diamante.
Conforme Só Notícias já informou, o balanço feito pela prefeitura aponta que 17 indústrias madeireiras foram totalmente destruídas, 12 tiveram perdas parciais e o montante do prejuízo chega a R$ 15 milhões, mas esse valor pode ser de R$ 21 milhões. O setor atingido representa cerca de 50% da economia local e deixou aproximadamente 500 pessoas desempregadas.