O prefeito de Colíder e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Noboru Tomiyoshi (PSD), confirmou, ao Só Notícias, que uma equipe técnica, definida pelo consórcio, assumirá a administração do Hospital Regional nos próximos 90 dias. O acordo ocorreu após uma reunião entre representantes do governo do Estado e da entidade em Colíder, esta tarde.
“Já havíamos conversado sobre esta possibilidade do consórcio assumir a gerência do hospital. Agora uma equipe técnica fará uma avaliação da real situação da unidade. Será feito um levantamento de todos os serviços, condições de estrutura. Com isso, poderemos saber qual será o tipo de serviço que poderemos prestar. Precisamos saber também como será a rescisão dos contratos dos servidores e fornecedores. Vamos dialogar com a equipe técnica do Estado para viabilizar essa transferência. Acredito que nos próximos 120 dias já estaremos com o gerenciamento do Hospital Regional”, disse Tomiyoshi, ao Só Notícias.
Segundo o presidente do consórcio, ficou acordado que a Secretaria de Estado de Saúde fará todo acompanhamento nos reparos, melhorias estruturais, instalação de equipamentos e pagamento dos fornecedores e salários dos contratados. A dívida, segundo Noboru, é de pelo menos R$ 15 milhões. “Ficou acordado que nos próximos 30 dias faremos o levantamento das necessidades da unidade. Nós outros 30, acompanharemos a administração e, nos últimos 30 dias, haverá a administração em conjunto entre Estado e consórcio. Depois disso, implantaremos nossos métodos de trabalho”.
O consórcio é formado pelos prefeitos de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Novo Mundo, Marcelândia e Colíder.
(Atualizada às 18h25)