O Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso aprovou, por unanimidade, pedido feito pelo governador Pedro Taques e autorizou a promotora Maria Fernanda Correia da Costa a assumir o cargo de secretária executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a partir do dia 22 de fevereiro. Com a autorização, o governo do Estado passará a contar com dois membros do Ministério Público em seu secretariado.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, a cessão de mais um promotor de Justiça implicará em ajustes no quadro funcional, mas enfatizou que o Ministério Público não poderia se eximir em contribuir com o Poder Executivo a mudar a realidade do Estado. Ressaltou, ainda, que as duas promotoras de Justiça cedidas (Ana Luíza Ávila Peterlini e Maria Fernanda Correia da Costa) possuem vasta experiência na área ambiental. “Com certeza, elas têm muito a contribuir e poderão fazer a diferença”.
O presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior, também se manifestou sobre o assunto. “Esse afastamento significa o reconhecimento da importância da nossa Instituição Ministério Público de Mato Grosso e da colega Maria Fernanda Correia da Costa, somado à preocupação do Governo do Estado com os valores republicanos que norteiam a Administração Estadual”.