O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, não autorizou a devolução de bens do conselheiro afastado Jose Carlos Novelli, apreendidos durante a operação Malebolge, em 14 de setembro pela Polícia Federal. O advogado do conselheiro afastado do TCE, José Carlos Novelli, divulgou nota, esta tarde, esclarecendo que todas as joias e relógios da família de Novelli, apreendidos em setembro durante operação da Polícia Federal, "têm origem declarada e atestada pelas respectivas empresas vendedoras, conforme documentação já encaminhada ao STF .Todos estes bens foram adquiridos ao longo de 40 anos de trabalho público, por meios lícitos advindos do salário de conselheiro, herança de sua mãe, uma vez que Novelli é filho único, além de recursos auferidos pela sua esposa como médica", esclarece o advogado Rodrigo Mudrovitsch.
Ele acrescentou "que os bens são compatíveis com declarações de imposto de renda de ambos e que não há qualquer ligação com as investigações envolvendo os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso, uma vez que todas as joias foram adquiridas há mais de oito anos, conforme documentação que atesta a compra e origem. Qualquer insinuação contrária é mentirosa e leviana. Para que não haja dúvidas, a defesa do conselheiro José Carlos Novelli já solicitou às representantes das marcas no Brasil, para que apresentem declarações sobre valores, data e local de aquisição dos bens, demonstrando a licitude da compra, conforme documentos anexos".
O conselheiro e outros 4 membros do pleno do TCE foram afastados após delação premiada do ex-governador Silval Barbosa que teriam, supostamente, recebido propina para aprovação das contas do programa MT Integrado. Novelli nega as acusações. Na operação da PF, houve busca e apreensão em sua casa. Dois relógiox Rolex, um Bulgari, dois relógioa Baume & Mercier, dois Raymond Weiil (que foram comprados à prazo em 1997, conforme atestado da empresa vendedora). Também foram anexadas declarações de vendas de um relógio Cartier e um Mont Blanc. Não foram apontados os valores dos relógios.
(Atualizada às 17:40h)