O Partido Popular Socialista (PPS), o Partido da Mobilização Nacional (PMN) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) se reúnem em Brasília amanhã, para aprovar a criação da Mobilização Democrática (MD), nova força política nacional que surgirá da fusão das três siglas. O congresso extraordinário de criação da MD será no auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara dos Deputados, a partir das 10 horas.
No encontro os dirigentes e filiados do PPS, PMN e PHS irão discutir e aprovar os projetos de manifesto, programa e estatuto da MD e, também, eleger a Direção Nacional da nova legenda. Com a fusão, os parlamentares eleitos pelos três partidos em 1º de outubro garantem representação no Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmara de Vereadores.
A MD nasce com uma bancada de 27 deputados federais, a sexta maior da Câmara, e um senador. O deputado Roberto Freire (PE), presidente nacional do PPS, disse que os desafios da nova legenda serão a manutenção da linha democrática de esquerda e a superação da cláusula de barreira em 2010. Segundo Freire, a idéia que une os dirigentes do PPS, PHS e PMN é a criação de uma frente de esquerda diferente da que existe atualmente no quadro político nacional. “Temos o desafio de significar isso”, afirmou.