Um dado errado do candidato na urna eletrônica, como nome ou número de registro, por exemplo, pode comprometer seu desempenho nas eleições. Com o objetivo de evitar esse tipo de problema, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) promoverá, no dia 1º de setembro, a cerimônia de verificação de dados e fotos. Os candidatos ou delegados de partido serão convocados a participarem para conferir o nome, cargo, número, partido, sexo e fotografia que constaram nas urnas e serão exibidos ao eleitor no dia 5 de outubro.
Esta verificação é feita diretamente na urna eletrônica e o candidato ou representante legal precisa confirmar os dados e atestá-los. Caso precise alterar alguma informação ou a foto, o TRE-MT concede o prazo de até 48 horas, a contar da data de realização da verificação.
“É um procedimento muito importante, pois em meados de setembro será feita a cerimônia de carga e lacre das urnas, ocasião em que os dados avalizados pelos candidatos serão inseridos nas urnas de forma definitiva”, ressaltou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes dos Santos Júnior.
A substituição da foto será feita quando constatado que a definição da imagem digitalizada pode dificultar o reconhecimento do concorrente. A utilização de alguns adereços na foto, como chapéus e boinas, por exemplo, é vedada. Caso o candidato ou representante não compareça na cerimônia de verificação, não poderá posteriormente, questionar os dados inseridos ou sobre a qualidade das fotografias apresentadas.
As alterações solicitadas constarão em ata e, posteriormente, serão feitas no Sistema de Candidaturas. A convocação, feita a todos os candidatos, também será publicada no Diário da Justiça Eletrônico do TRE.