A 4ª Conferência da Cidade de Sinop prossegue hoje discutindo os avanços, dificuldades e desafios na implementação da Política de Desenvolvimento Urbano. Cerca de 240 pessoas estão participando com consultores da Secretaria de Planejamento do Estado e membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano. "A conferência é a oportunidade de indicarmos prioridades e necessidades como habitação, mobilidade urbana por meio do transporte coletivo, criar medidas que determinem prazo para loteamento para não ficarmos com terrenos baldios na cidade", frisou Francisco Brito, presidente da União das Associações de Bairros em Sinop – Usamb.
Estão sendo discutidas a criação e implementação do conselho das cidades, planos, fundos e seu conselho gestor; aplicação do estatuto da cidade e do plano diretor e a efetivação do fundo social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território, política fundiária, habitação, saneamento, mobilidade e acessibilidade urbana; relação entre os programas governamentais. Também são discutidos o PAC, programas minha casa minha vida e a política de desenvolvimento urbano.
A conferência está acontecendo na câmara municipal. Daqui a pouco inicia a apresentação das propostas na plenária final e votação das propostas adicionais.
À tarde, continuam as apresentação das propostas e haverá eleição dos delegados para a conferência nacional.